top of page
Buscar

Como começar um projeto fotográfico


 
como começar um Projeto fotográfico

Como começar um projeto fotográfico

Se você ouviu o episódio sobre projeto fotográfico, já sabe que eu defendo que todo fotógrafo deve ter um projeto para chamar de seu.


Mas a questão é: como começar?


Por isso eu separei aqui 5 passos principais para criar um projeto fotográfico.





Tema

O primeiro passo para desenvolver um projeto fotográfico é pensar no tema. Aquilo que você quer fotografar e o motivo para isso. Pode parecer uma questão óbvia, mas é uma forma de começar a desenhar o objetivo geral do processo.


O tema do projeto fotográfico pode ser desde algo inusitado até o mais comum dos assuntos. Eu já vi trabalhos belíssimos e muito bem planejados que iam desde viagens ao redor do mundo, até projetos onde o fotógrafo não saiu do quintal de sua casa.


O que importa nesse primeiro passo é saber o que você quer fotografar.



Desenvolvimento

Depois de definir o tema que você quer fotografar, é hora de definir como fazer isso. Qual vai ser a duração do projeto (pode ser de curto, médio ou longo prazo), qual vai ser a linha visual do seu projeto e qual vai ser o objetivo final do projeto fotográfico; como ele vai ser entregue (livro, zine, redes sociais etc.).


Nessa hora é importante deixar claro desde coisas mais complicadas como a narrativa fotográfica, que é a forma como você vai contar essa história em termos de início, meio e fim, até questões menores como enquadramento, angulação, se o material vai ser em cores ou em preto e branco etc.


Pesquisa

Para elaborar melhor a narrativa e ter certo o objetivo final do projeto, é importante ter conhecimento sobre o assunto.


Se for algo que você domina, é bom colocar no papel as informações principais para tê-las sempre ao alcance quando for preciso e poder percorrer o caminho do desenvolvimento do projeto de forma mais direta.


Já se for algum tema que você não domina, é preciso pesquisar sobre ele, conhecer o básico do assunto e se aprofundar nos pontos que o seu projeto fotográfico vai abordar.


Mesmo que seja um projeto simples, coloque as informações e um papel e trace uma sequência lógica a seguir. Isso ajuda a manter o foco e não se perder no caminho.


Outro passo interessante da pesquisa é buscar projetos similares. Encontrar outros fotógrafos que trabalharam com o mesmo tema e ver como eles desenvolveram seus projetos.


Mas fique atento. Essa etapa não quer dizer que é para você copiar um trabalho. Trata-se de analisar outros materiais para aprender como outros fotógrafos representaram aquele tema e até quais soluções encontraram para problemas que, com certeza, você também vai enfrentar.


Execução

Essa é a parte do projeto fotográfico onde você precisa pôr a mão na massa, fotograficamente falando.


Nessa etapa você vai pegar tudo o que definiu pensando no tema, no desenvolvimento e na pesquisa e vai usar essas informações para criar as fotografias.


É hora de deixar a criatividade fluir e registrar o assunto que você elegeu para ser o seu projeto fotográfico. E não se preocupe se na hora de fotografar alguma coisa parecer não encaixar com o que definiu anteriormente. A parte prática da fotografia sempre vai te trazer alguns ajustes e alguns novos insights de como registrar o que se propôs a fotografar.


Edição

Depois de ter o seu material, é hora de sentar, respirar fundo e trabalhar a edição das fotos. E por edição eu não quero dizer tratamento de imagem, mas sim a seleção do material.


Para essa etapa é bom sempre dar um tempo entre o fotografar e o editar. É como se você deixasse o material maturando enquanto “limpa a cabeça” para não ter uma visão viciada do resultado final.


Vai ser preciso descartar muito material e, com certeza, muito material bom. Mas lembre-se: a força de um projeto fotográfico é seu conjunto e às vezes uma foto muito boa chama a atenção como single shot, mas enfraquece o conjunto. É preciso ter uma visão clara nessa hora e não ter dó de deixar uma fotografia de fora.



Claro que um projeto fotográfico exige muito do fotógrafo, principalmente se for a sua primeira vez encarando esse desafio. Mas acredite, vale muito a pena.


Além disso, o que você aprende produzindo um projeto vai te ajudar muito na sua carreira de fotógrafo e no desenvolvimento da sua criatividade na fotografia.


E é isso. Existem outras etapas que se intercalam nessa sequência de dicas, mas esses são os passos básicos para começar a pensar em um projeto fotográfico.




E para seguir nesse assunto eu indico o texto abaixo, de autoria do fotógrafo André Rodrigues.


 


Retrato do fotógrafo Henry Milleo

Henry Milleo

Fotógrafo

Editor de Fotografia

Criador do Podcast Arquivo Raw


Comments


bottom of page