top of page
Buscar

Fotografia Analógica: por que começar?


 
Fotografia analógica: por que começar?

A fotografia Analógica

Para quem só teve contato com a fotografia digital, a fotografia analógica - apesar de seguir o mesmo processo fotográfico - é um mundo inteiramente novo. Por isso, se você quer se arriscar nessa forma de fotografar, é importante prestar atenção em alguns elementos.


Confira também: Cinco regras de composição na fotografia


Qual a diferença entre câmeras analógicas e digitais?

Basicamente a grande diferença é que as câmeras analógicas usam películas banhadas em uma solução fotossensível para capturar a imagem, enquanto nas câmeras digitais a captura é feita por um sensor e armazenada em um cartão de memória.


É como se o filme fotográfico fosse sensor e cartão de memória em uma só coisa. As imagens capturadas por ele ficam também armazenadas nele.


Quais as vantagens da fotografia analógica e da fotografia digital?

É um pouco difícil falar em vantagens de uma sobre a outra, porque o resultado final - que é conseguir uma boa fotografia - é o mesmo, bem como boa parte do processo para chegar lá. Mas cada uma tem suas características.


As câmeras digitais ganham em praticidade e velocidade. É por isso que você raramente vai encontrar um fotógrafo com um ritmo de trabalho intenso, como fotógrafos de casamento e fotojornalistas, usando a fotografia analógica profissionalmente em grande volume hoje em dia.


Já as câmeras analógicas, justamente por serem mais lentas (é preciso revelar o filme), incentivam o slow down da fotografia. É preciso desacelerar e observar mais antes de fotografar.


Isso porque você tem as limitações de não ver o resultado no momento do disparo, então é preciso conhecer bem a técnica fotográfica para conseguir uma boa foto, além da limitação da quantidade de fotos que você pode fazer, já que um filme fotográfico tem, em média, 36 poses.


Por que usar câmeras analógicas?

Para mim esse slow down é uma das grandes vantagens da fotografia analógica, porque te obriga a parar e pensar mais enquanto está compondo uma fotografia.


E como o número de fotos é limitado à quantidade de poses de um filme, você acaba tendo uma relação mais próxima com cada foto.


Você passa a ter mais cuidado, a observar mais a luz, a pensar mais na composição e nos elementos da sua fotografia. Dispara menos e cria mais. Cada uma delas é especial.


E esse processo de aproximação com a fotografia pode ser ainda maior se você fotografar em preto e branco e decidir por revelar em casa os seus negativos.


Passar o filme pelo processo químico e, ao final, ver na tira de negativo as imagens que até então estavam impressas apenas em sua mente é uma experiência única para um fotógrafo.


Então, se você quer desbravar ainda mais a fotografia e refinar os seus conhecimentos e a sua visão criativa, fotografar com câmeras analógicas pode ser uma boa ferramenta para isso.


Como começar na fotografia analógica?

O primeiro passo é ter uma câmera analógica (óbvio).


Só que quando se fala de fotografia analógica e a busca por equipamentos começa, esse pode ser um caminho difícil de trilhar, já que existem incontáveis modelos e tipos de câmeras analógicas, por preços bem menores do que um equipamento digital.


Câmeras

Eu recomendo que você não compre algo muito caro e que comece pelas câmeras de filme 35mm. É possível encontrar boas câmeras, em boas condições, por menos de mil reais.


Algumas com maior possibilidade de ajustes e controles e outras mais automáticas. A escolha vai depender do seu conhecimento em fotografia.


Se por um lado uma câmera automática é melhor para iniciantes, como uma Olympus Pen, por exemplo, também é preciso entender como ela funciona para poder extrair o melhor dela (como ela faz a medição de luz, quais ambientes são melhores para fotografar etc.)


Da mesma forma uma câmera mais completa, como uma Nikon FM2, por exemplo, onde é possível ajustar velocidade e abertura do diafragma (lembre que um filme fotográfico tem um ISO fixo), semelhante às digitais, também é preciso entender um pouco de compensação de luz, já que não é possível ver o resultado do disparo na hora e corrigir ajustes.


Também, dependendo do modelo da câmera, se ela for muito antiga, não há fotômetro, então é preciso realmente entender de fotografia para utilizá-las.


Algumas boas câmeras 35mm para fotografia analógica são:

Olympus Pen

Canon AE-1

Nikon FM2

Nikon F3


Filmes

Essa é outra questão difícil de responder: qual filme fotográfico eu devo comprar?


Isso porque existem vários filmes em cor e PB, com diferentes preços e diferentes resultados no mercado.


Tudo depende do resultado que você quer na sua fotografia. Assim como nas digitais, um número alto de ISO é mais sensível à luz, enquanto um número mais baixo é menos sensível.


Na prática isso quer dizer que um filme com ISO 3200 funciona melhor em ambientes com menos luz, enquanto um com ISO 100 funciona melhor em ambientes mais iluminados.


Além disso, assim como na fotografia digital, um ISO maior vai trazer mais grãos/ruídos na sua fotografia, enquanto um ISO menor tem menos grãos.


Alguns filmes para fotografia (preto e branco), são:

Kodak T-Max 100

Fujifilm Neopan 100

Ilford FP4 Plus 125

Kodak Tri-x 400

Fujifilm Neopan 400

Ilford HP5 400

Ilford Delta 100


Alguns filmes para fotografia (cor) são:

Fujifilm Superia 100

Fujifilm Superia X-tra 400

Kodak Colorplus 200

Kodak Portra 400


Conclusão

A fotografia analógica foi o princípio da fotografia. Se hoje você tem uma câmera fotográfica no bolso o tempo todo no seu smartphone, agradeça ao processo analógico por isso.


Ela é a forma mais clássica de fotografar, foi durante anos a mais popular, e hoje ganha novamente espaço entre fotógrafos amadores e profissionais que querem refinar sua criatividade e encontrar um novo meio de se expressar.


Para começar na fotografia analógica é preciso entender como funciona a câmera e o processo fotográfico, porque suas habilidades e conhecimento são determinantes para o resultado que você vai conseguir nas suas fotografias.


O segredo é estudar e praticar, mas todo esforço vale a pena, acredite.



Ouça o episódio sobre fotografia analógica

 


Retrato do fotógrafo Henry Milleo

Henry Milleo

Fotógrafo

Editor de Fotografia

Criador do Podcast Arquivo Raw


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page