top of page
Buscar

Fotografia de celular: dicas para fotografar com smartphone


 
fotografia de celular

Fotografia de celular

O primeiro uso que eu fiz de um telefone celular para o trabalho de fotografia não foi para fotografar, foi para substituir o notebook. Plugava a câmera nele usando um cabo adaptador, descarregava as fotos, editava e enviava para a redação diretamente do local da pauta. Era um periférico. Mais um elo na corrente do imediatismo jornalístico entre fotografar e publicar.


Naquela época essa era uma grande vantagem. Não precisar carregar um notebook – que por mais que fosse leve ainda era um peso a mais – era uma das grandes vantagens da tecnologia portátil dos smartphones.


Com o avanço dessa tecnologia incorporada aos aparelhos e, principalmente, às câmeras dos aparelhos, o uso desse equipamento passou a ser não só para substituir o computador portátil, mas também, em alguns casos, substituir a própria câmera.


E eu digo aqui ‘em alguns casos’ porque por mais que tenhamos todos esses avanços, uma câmera fotográfica ainda traz mais qualidade para o trabalho profissional do que o melhor dos aparelhos portáteis.


Isso não quer dizer que um telefone celular é inútil para fotografia profissional. Pelo contrário. Ele é uma poderosa ferramenta que, se você conhecer a sua capacidade, entender os seus limites e direcionar o material para o nicho certo, pode trazer excelentes resultados.


Além disso, o celular tem uma grande vantagem quando se trata de produzir material para redes sociais de pequenos empreendimentos e, por chamar menos atenção, também é uma ótima ferramenta para fotografia de rua e pequenos projetos autorais.




Por isso eu separei aqui essa lista de dicas de como usar o seu smartphone para fotografar com qualidade.


Então pegue o seu celular, abra o seu bloco de anotações e salve essas dicas para fotografar com o celular.


Composição

A primeira e mais importante dica é: Aprenda composição na fotografia.


A grande maioria dos problemas que você pode ter ao criar uma boa fotografia você resolve sabendo composição.


Enquadramento, regra de terços, contraste, relação entre primeiro e segundo planos. Todas essas regras básicas da fotografia também se aplicam quando você for fotografar com celular.


O que faz uma foto ser bonita e desejável é a forma como o fotógrafo organiza os elementos dentro do quadro.


Equipamento

Conheça o seu equipamento fotográfico.


Saiba das vantagens e desvantagens do celular que você tem e aprenda a trabalhar com ele.


Cada modelo e cada fabricante tem vantagens e desvantagens e conhecer o seu aparelho te traz mais capacidade de saber até onde você pode ir e, consequentemente, você tem mais chances de fazer uma boa foto.


Lentes

Pode parecer uma bobagem, mas mantenha as lentes da câmera do celular sempre limpas.


Por estar no bolso ou nas mãos, sendo manuseado, é comum que as lentes do telefone fiquem com manchas de dedos ou poeira. Sempre que for fazer uma foto confira e limpe as lentes. Tenha com elas o mesmo cuidado que você tem com as lentes do seu equipamento fotográfico.


Modo Manual

A maioria dos aparelhos têm a possibilidade de ajustes de ISO, tempo e diafragma. Esse recurso – geralmente chamado de ‘pro’ nos smartphones – te dá a capacidade de configurar o aparelho para fotografar usando parâmetros similares aos das câmeras fotográficas.


Use dessa possibilidade para ajustar a sua fotografia da melhor forma possível.


Luz Natural

Quanto mais luz natural, melhor serão suas fotos. Na maior parte dos aparelhos não é possível configurar a potência da luz do flash embutido, criando imagens com primeiro plano superexpostas e fundos escuros.


Prefira sempre usar uma fonte de luz natural e fique atento para a angulação dela em relação com o seu enquadramento.


Edite suas fotos

Assim como o seu material feito com uma câmera fotográfica profissional, as fotos feitas com celular também precisam de alguns ajustes de contraste, brilho e corte.


A vantagem é que você pode fazer isso diretamente no smartphone usando algum aplicativo de edição.


Os meus favoritos são:

Lightroom Mobile

Assim como a versão para computador, o Lightroom Mobile tem uma interface intuitiva e ajustes precisos para o tratamento de imagem, além de sincronismo com a conta da Adobe, permitindo que as fotos feitas com telefone móvel sejam acessadas também na versão para computador.

VSCO

Plataforma de edição com um grande número de ferramentas para ajustes básicos de imagem.


E para quem curte tem também filtros e presets para fotografia disponíveis.


Snapseed

Aplicativo desenvolvido pelo Google com uma série de ferramentas para ajuste de luminosidade, contraste e brilho, entre outros.



 


Retrato do fotógrafo Henry Milleo

Henry Milleo

Fotógrafo

Editor de Fotografia

Criador do Podcast Arquivo Raw


Comments


bottom of page