O que é o fotografia de rua?
Fotografia de rua é um gênero fotográfico que se concentra em capturar a vida urbana, as interações humanas e as cenas do cotidiano em ambientes públicos como ruas, praças, parques e outros espaços urbanos.
É uma forma de documentar a vida e a cultura das cidades, assim como também expressar a visão e a perspectiva do fotógrafo em relação ao mundo ao seu redor.
A essência da fotografia de rua é capturar momentos espontâneos, sem que sejam cenas posadas.
Para isso é preciso observar as pessoas, os objetos, os detalhes de arquitetura e as cenas do ambiente.
A fotografia de rua pode transmitir emoções, contar histórias, refletir sobre a condição humana e explorar questões sociais e culturais. Esse estilo de fotografia é uma das mais ricas e versáteis formas de fotografia, além de ser um ótimo exercício tanto de técnica, quanto visual para os fotógrafos.
Fotografia de rua e seus estilos
Outra coisa que também é importante saber, é que a fotografia de rua pode assumir diferentes estilos e abordagens, desde uma composição minimalista, até imagens mais conceituais ou documentais.
Cada fotógrafo tem a sua própria interpretação e visão do que é interessante ou importante fotografar, o que torna essa uma vertente da fotografia bem individual.
Por isso, esse é um estilo de fotografia que tem a ver com o fotógrafo. Com o estilo e com a forma de perceber as coisas ao seu redor
Fotografia de rua documental
Você pode usar a fotografia de rua como uma expressão documental. Concentrar o foco em capturar a realidade cotidiana de um determinado local ou uma determinada comunidade.
Mostrar as atividades diárias comuns, as coisas do dia a dia, como as pessoas caminhando nas ruas, sentadas em bancos de praças, aproveitando ou se movimentando pela cidade.
Fotografia minimalista
Outra forma é usar o minimalismo (ou fotografia minimalista) que se baseia na simplificação e no uso de elementos visuais mínimos para criar uma imagem, cortando tudo o que possa ser uma distração e mantendo o foco no que você quer mostrar, usando composições mais limpas e equilibradas.
Basicamente você enxuga tudo na sua composição e deixa somente o que é necessário para o que você quer mostrar.
Fotografia urbana
Outro estilo dentro da fotografia de rua é a fotografia urbana, que se concentra nas características arquitetônicas ou do mobiliário urbano e na interação das pessoas com esse ambiente, explorando a estética da cidade.
Como por exemplo, fotos que destaquem prédios, estilos de arquitetura antigos ou modernos, grafites, sinalizações de rua etc. Trazer a personalidade da cidade ou de um ponto da cidade para dentro da imagem.
E é claro que também é possível usar todos esses estilos ao mesmo tempo, criando uma série ou uma sequência que retrate de forma mais plural o que é aquele local que você está fotografando.
Enfim, existem diversos estilos de fotografia de rua, esses são só alguns deles.
Dicas de fotografia de rua
Para quem tem interesse em fotografar na rua eu separei aqui algumas dicas práticas para a sua caminhada fotográfica. São dicas valiosas que eu ainda sigo e que compartilho aqui.
Conheça o seu equipamento
Não importa qual modelo de câmera ou celular você usa para sua fotografia de rua. Conheça o equipamento para poder acessar rapidamente as configurações que precisar.
Observe ao redor
Fique atento às cenas do cotidiano e aos cenários onde elas acontecem. É disso que se trata a fotografia de rua.
Observe o cenário
Um cenário de fundo pode render uma ótima fotografia. Escolha o enquadramento e espere algum personagem passar.
Leve somente o necessário
Não carregue todo o seu equipamento fotográfico. Isso chama muita atenção.
Escolha a câmera e uma lente e trabalhe a composição baseada nessa escolha.
Seja discreto
Um dos estilos da fotografia de rua é passar despercebido. Com isso a sua presença não influencia nas ações das pessoas e a fotografia é mais espontânea.
Não entre em conflito
Se alguém não quiser ser fotografado, mesmo depois de você explicar o que está fazendo, agradeça e parta para outra.
Tenha paciência
Enquanto a cidade se move depressa, o fotógrafo se move devagar. Exercite a sua paciência.
Seja econômico
Não dispare em sequência . Saiba escolher o momento correto de fazer a fotografia. Com o tempo e a prática você encontra o timming certo do disparo.
Pense na composição
Cartazes, pichações, desenhos, placas e sinais podem ser bons elementos para compor uma fotografia de rua. Fique atento a esses objetos.
Aproveite o clima
Dias ensolarados são ótimos para caminhar e fotografar, mas o clima chuvoso também rende ótimas fotos. Pegue seu guarda-chuva e vá para a rua.
Aproveite a noite
A noite também é ótima para fotos de rua. As luzes dos postes e fachadas comerciais trazem uma outra atmosfera para as imagens.
Linhas
Aproveite as linhas de prédios, sombras e ruas para compor suas fotografias.
Luz e sombra
A diferença de fotometria entre áreas de sombra e sol pode compor uma boa fotografia de grande contraste.
Tenha leveza no editar
Ao final de uma caminhada muitas fotos serão descartadas. Não se atormente por imagens perdidas. Fixe o olhar no material que você selecionou como proveitoso.
E é isso. Agora é só você pegar seu equipamento, calçar o seu sapato e sair para fotografar.
Boa caminhada!
Henry Milleo
Fotógrafo
Editor de Fotografia
Criador do Podcast Arquivo Raw
Comments