O que é o fotojornalismo?
Como o nome sugere, fotojornalismo é a área da fotografia aliado ao jornalismo. Ou seja, uma fotografia informativa.
Ao longo da história o fotojornalismo vem registrando fatos corriqueiros e históricos, testemunhando visualmente alguns dos fatos mais importantes e, por vezes, ajudando a mudar o rumo de um acontecimento.
Uma das principais características do fotojornalismo é o seu caráter social, atuando em locais e situações onde a cobertura jornalística é necessária para trazer para a público um fato ou acontecimento de relevância.
O que é preciso para trabalhar com fotojornalismo?
Mas é claro que atuar nessa área exige alguns quesitos que vão além da técnica fotográfica e da habilidade de demonstrar uma notícia através da imagem.
Por isso eu separei aqui as três principais características do profissional do fotojornalismo
Ética
Assim como o jornalista que trabalha com a cobertura em texto, o fotojornalista precisa ter um senso de ética muito apurado, pois essa vertente da fotografia tem um compromisso social e com a veracidade dos fatos que precisam ser seguidos.
Veracidade
Uma fotografia jornalística precisa ser direta e autêntica. A manipulação da imagem é aceita em outros ramos da fotografia, mas no fotojornalismo a verdade em retratar os fatos deve ser o principal lema do profissional.
Por isso nada de induzir o personagem ou a cena a ser fotografada, bem como cuidar ao máximo na pós-produção, evitando edições como mudança de elementos, cores ou perspectivas. No fotojornalismo é possível criar uma foto com elementos mais bem-compostos, mas a veracidade da informação é o primeiro elemento da sua imagem.
Informação
Para uma foto ser enquadrada no quesito fotojornalismo, ela precisa ter informação. Por isso o profissional dessa área necessita estar sempre bem informado dos acontecimentos que vai cobrir, para saber o que de mais importante deve ser retratado em cada pauta.
Essa característica profissional junto com a habilidade de dominar a técnica da fotografia e a agilidade e criatividade para compor imagens que tenham qualidade e informação é o que possibilita a criação de imagens poderosas.
Dicas para começar no fotojornalismo
Se aprimore
Não existem faculdades de fotojornalismo, mas existem alguns cursos e oficinas que dão um norte para quem quer trabalhar nessa área.
Outra possibilidade interessante é ingressar em uma faculdade de jornalismo. Em um curso superior você aprende não apenas o ofício de fotojornalista, mas também outras habilidades como texto, pautas e, claro, a ética da profissão.
Seja ágil
No fotojornalismo a agilidade é indispensável. Pensar rápido, identificar o que está acontecendo de mais importante ao seu redor e fazer os ajustes necessários na câmera para registrar o momento levando em conta a informação e a composição são essenciais para um fotojornalista.
Tenha pensamento crítico
Fotojornalismo não é arte, é compromisso social.
No fotojornalismo uma imagem tem o poder de mudar histórias e vidas, por isso o fotojornalista precisa ter sempre um pensamento crítico sobre a sua função e sobre o evento que está cobrindo.
Esteja sempre informado
Jornalismo é informação e no fotojornalismo essa também é a meta a ser cumprida. Nesse ramo da fotografia a informação é indispensável. Se a sua foto for bonita mas não cumprir com o papel de informar sobre os acontecimentos, ela não é fotojornalismo.
Por isso se mantenha sempre informado sobre os assuntos que vai fotografar.
Tenha o olhar apurado
O grande diferencial dos bons fotojornalistas é saber observar um acontecimento e captar uma imagem que ninguém mais enxergou.
Essa habilidade é desenvolvida com o tempo e experiências, mas também é preciso se aprofundar no estudo visual do fotojornalismo.
Se adapte
Nem sempre as condições para fazer o trabalho são as melhores. Pode haver pouca ou muita luz, horários que fogem do planejado, atrasos, condições do clima instáveis… o fotojornalismo é uma profissão que exige muito do profissional no que diz respeito ao saber se adaptar.
Saber lidar com situações adversas é essencial para quem deseja ingressar nessa área da fotografia.
É uma ótima carreira
A fotografia jornalística é desafiadora e têm sempre muitos obstáculos. Alguns inerentes à profissão e outros externos, mas em um mundo onde cada vez mais o consumo de material visual é crescente, essa é uma ótima área para quem aceita encarar esses desafios.
Além do mais, as habilidades que você aprende nessa profissão (como olhar apurado e agilidade) podem também ser usadas em outros ramos da fotografia, transformando você em um profissional mais completo.
Henry Milleo
Fotógrafo
Editor de Fotografia
Criador do Podcast Arquivo Raw
Kommentare