top of page
Buscar

O retrato na fotografia


 
O retrato fotográfico

Considerações sobre o retrato na fotografia

Se você procurar no dicionário, vai encontrar que retrato é a “imagem de uma pessoa, reproduzida por pintura, desenho ou fotografia”. Mas um retrato é só isso?

Dependendo do seu uso, o retrato pode ser mais do que uma simples imagem e pode, também, representar mais do que apenas uma foto de uma pessoa.


Em um perfil profissional o retrato representa seriedade, comprometimento e confiança. Reflete aquilo que o fotografado preza em suas relações de trabalho.


Já em uma rede social, que é um ambiente mais descontraído, o retrato de um perfil pode ser também mais descontraído e bem humorado, incorporando elementos que o retratado quer destacar, trazendo assim uma leveza maior à foto.


Não é raro, inclusive, encontrar intervenções artísticas sobre o retrato em fotos de perfil do Instagram, por exemplo. Mas é muito mais difícil encontrar isso em retratos para perfil do Linkedin ou em sites oficiais de empresas.


O retrato tem dessas sutilezas, de poder se moldar ao ambiente onde vai ser incorporado.


Por isso eu trago aqui alguns tópicos para se pensar sobre o retrato.



1. Um retrato é sobre quem você está fotografando e não sobre você:

O retrato é feito para mostrar e dizer algo sobre a pessoa fotografada e não para o fotógrafo aparecer ou receber curtidas.


2. A pessoa e não a produção:

No momento em que um retrato passa a ser sobre maquiagem, cabelo, filtros e equipamentos, ele deixou de ser um retrato e passou a ser uma foto de produção de moda ou book fotográfico.


3. Você não captura toda a verdade:

É impossível colocar em um retrato tudo sobre uma pessoa. Pessoas são plurais e complexas. Mas é possível incorporar em um retrato uma parte dessa pessoa. Da sua personalidade e beleza.


4. Atiçar a curiosidade:

Um bom retrato é aquele que faz você parar para olhar com calma e atenção. Que faz você querer saber mais sobre a pessoa retratada e sobre como aquela imagem foi feita. Esse é um bom retrato.


5. Retrato e não modinha:

Modas de poses e produções são efêmeras justamente por serem moda. Elas não resistem ao tempo ou a chegada de uma nova moda de redes sociais. Bons retratos duram anos, décadas até.


6. Ideia e técnica:

Uma boa técnica sem uma boa ideia para um retrato não funciona. É preciso ter os dois equilibrados.


7. Diálogo:

Para um fotógrafo uma sessão de retratos pode ser só mais um trabalho na fotografia, mas para quem está sendo fotografado, essa não é uma ocasião comum.


Boa parte das pessoas fica desconfortável em frente a uma câmera e é trabalho seu como retratista derreter essa barreira. Um retrato é uma troca. Converse com o retratado e deixe ele confortável..


 


Retrato do fotógrafo Henry Milleo

Henry Milleo

Fotógrafo

Editor de Fotografia

Criador do Podcast Arquivo Raw


Comments


bottom of page