top of page
Buscar

Regras de composição na fotografia


 
Regras de composição na fotografia

Cinco regras de composição na fotografia

Se você é fotógrafo ou mesmo um entusiasta da fotografia, se você já parou para observar uma paisagem, a arquitetura de uma cidade ou mesmo um personagem, imaginando qual seria o melhor ângulo para registrar aquilo em uma fotografia, com certeza você já ouviu falar das regras de composição na fotografia.


Mas o que são as regras de composição na fotografia?

Resumindo bem a explicação, regras de composição na fotografia são um conjunto de indicações que permitem organizar os diversos elementos que compõem o quadro de uma foto. Basicamente é pensar quais objetos estarão na sua composição e onde e como eles vão estar para criar uma boa imagem.



Regra de Terços

Também conhecida como regra dos terços, onde você divide o quadro da foto com um jogo da velha e coloca o objeto principal da foto em qualquer lugar onde as linhas se cruzam, mantendo o objeto principal de sua foto longe do centro.


Veja um exemplo abaixo:


Vôo de balão de ar quente
A regra de terços destaca o balão que está voando


Equilíbrio

Também conhecida como “regra das metades”, esse tipo de composição consiste em dividir o quadro (na horizontal ou vertical), destacando o elemento principal da fotografia e criando um equilíbrio visual na imagem.


Veja um exemplo abaixo:


Árvore com muro pichado
Os dois lados da imagem estão em equilíbrio visual


Linhas guias

Também conhecida como “linhas principais”.


Essa regra de composição consiste em usar linhas naturais na paisagem para guiar os olhos do leitor para o objeto de destaque da sua fotografia.


Podem ser linhas no chão (como meio-fio e faixa de pedestre), fios de luz, parede de edifícios etc.


Veja um exemplo abaixo:


Gari varre a calçada após o carnaval
As linhas do asfalto e da vassoura guiam o olhar para os pés do gari


Molduras

Use molduras naturais, como portas, janelas e galhos de árvore, entre outros, para destacar o objeto principal da sua fotografia do cenário onde ele está.


Veja um exemplo abaixo:


Homem serve um chope em um bar
A moldura criada pela porta faz com que o personagem pareça mais um cartaz na parede


Relação figura fundo

O fundo de uma foto pode arruinar uma composição. Isso porque quando estamos fotografando geralmente prestamos mais atenção ao objeto ou pessoa que queremos retratar e nos esquecemos que o quadro da foto vai além daquele objeto ou pessoa.


Por isso preste sempre atenção e tente criar um contraste entre o objeto em primeiro plano e o fundo. Isso faz com que ele se destaque, além de trazer mais dramaticidade para sua fotografia.


Veja um exemplo abaixo:


Retrato de um homem usando chapéu, junto com um cavalo
O rancho desfocado ao fundo e o terreno de pasto destacam o retrato do criador de cavalos


Existe inúmeras outras regras que servem de guia para criação de boas fotografias. Se você quiser se aprofundar mais na composição, deixe seu comentário (ou mande uma mensagem no Instagram) que eu produzo um segundo texto e um novo episódio sobre o tema.


 


Retrato do fotógrafo Henry Milleo

Henry Milleo

Fotógrafo

Editor de Fotografia

Criador do Podcast Arquivo Raw


Comentarios


bottom of page