top of page
Buscar

Lista de filmes com ótima direção de fotografia


 
Filmes que todo fotógrafo deveria assistir

Filmes que servem como inspiração pela ótima direção de fotografia

Você gosta de cinema e fotografia? Então aqui está uma lista de filmes com ótima direção de fotografia para você assistir.




Olá pessoal.


Quando se fala de fotografia, geralmente pensamos em uma imagem bidimensional e estática. Mas, para além disso, o cinema também é uma grande fonte de inspiração fotográfica.


Por isso eu trago aqui uma lista (pequena, se comparada ao volume de obras que mereciam estar aqui) de filmes para você assistir com calma prestando atenção na fotografia criada para contar a narrativa visual dos trabalhos.


Cidadão Kane - 1941

Além de ser considerado por muitos como o melhor filme já feito, Cidadão Kane tem no seu currículo nada mais nada menos que Gregg Toland, diretor de fotografia que é considerado um dos mais influentes da história de Hollywood.

Em Cidadão Kane ele explora as possibilidades expressivas da iluminação de cena e enquadramentos nunca antes usados, para fazer o filme “saltar da tela”.


A canção de Bernadette - 1943

Baseado em uma história real, A canção de Bernadette trata das aparições de N. Sra. de Lourdes. A fotografia consegue trazer bem o clima místico religioso e o contraste de tons claros e escuros no PB são simplesmente perfeitos.


Ladrões de Bicicleta (1948).

Obra do mestre do cinema italiano, Vittorio De Sica, Ladrões de Bicicleta conta a história de um trabalhador que luta para sustentar a família no cenário do pós-guerra na Itália.

A fotografia é do sempre genial Carlo Montuori, que trabalha um preto e branco também bem equilibrado, mas com os pretos um pouco mais densos quando a cena é mais iluminada, o que cria um belíssimo contraste em cada frame.

E quando vocês assistirem a esse filme, prestem atenção, porque cada enquadramento dele é uma fotografia espetacular.


Sindicato dos ladrões - 1955

Sindicato dos ladrões é uma crônica realista sobre o conflito entre um líder sindical corrupto e um padre católico. Excelente preto e branco com contrastes duros.


Lawrence da Arábia - 1962

Filme retrata a história real de T.E. Lawrence durante a I Guerra Mundial. Ótima fotografia que alterna entre quadros abertos com objetos em 3 planos e longos closes. Lawrence da Arábia foi eleito pela American Society of Cinematographers como o filme com a melhor fotografia do século XX.



O Pagador de Promessas (1962)

Filme brasileiro, dirigido por Anselmo Duarte, baseado na peça de teatro de mesmo nome, escrita por Dias Gomes.

O pagador de promessas - que foi o vencedor da Palma de Ouro em Cannes - conta a história de um trabalhador que faz uma peregrinação carregando uma cruz de madeira, para pagar uma promessa depois que seu burro de estimação adoece.

Só que é claro que as coisas não saem bem como ele planeja.

O filme também é em preto e branco e os seus tons são muito mais claros que dos outros filmes indicados aqui, com uma matiz de transição de cinza que para mim é perfeita.

E, se eu falei que os enquadramentos do Ladrões de Bicicleta são espetaculares, se prepare porque no O Pagador de Promessas o diretor de fotografia Chick Fowle dá uma verdadeira aula de como enquadrar planos abertos.


Taxi Driver (1976)

Taxi Driver conta a história de um veterano da guerra do Vietnã que descontente com a corrupção e perturbado pela própria solidão, decide tomar as rédeas de sua vida e lidar com os problemas à sua volta de uma forma não ortodoxa, digamos assim.

Para esse filme o diretor de fotografia Michael Chapman abusou dos tons escuros mais pesados em contraste com as luzes da cidade de Nova York, criando um cenário que mescla sujeira e brilho que influenciou visualmente todas as produções que vieram depois dela, principalmente em se tratando dos bairros menos nobres da Big Apple.


Touro Indomável (1981)

Outra obra-prima do trio Scorsese, De Niro e Chapman.

O filme conta a história real de Jake LaMotta, um boxeador de peso médio que tenta ser campeão mundial da sua categoria.

O filme é em preto e branco, com direção de fotografia de Michael Chapman (que foi indicado ao Oscar por esse trabalho) e tem um degradê bem suave de tons mais escuros para mais claros, mas sem perder o contraste pesado quando é necessário.

A cena de abertura de Touro Indomável é uma pequena peça de genialidade fotográfica.


O resgate do soldado Ryan - 1999

Produção da dupla Steven Spielberg e Tom Hanks, O resgate do soldado Ryan é considerado um dos mais realistas filmes de guerra já feitos. A fotografia é imersiva e você sente como se fosse o fotógrafo que estivesse cobrindo a campanha. Principalmente na cena inicial do desembarque na Normandia.



Outros filmes que também valem muito a pena apreciar a fotografia


Paris Texas - 1984

Twilight (Szürkület) - 1990

O Tigre e o Dragão - 1999

Dogville - 2003

Birdman - 2014

O grande Hotel Budapeste - 2014

O Regresso - 2015

O Farol - 2019

Mank - 2020


E você? Conhece algum filme com uma boa fotografia? Deixe aqui nos comentários.



 


Retrato do fotógrafo Henry Milleo

Henry Milleo

Fotógrafo

Editor de Fotografia

Criador do Podcast Arquivo Raw


Comments


bottom of page